Introdução

Com tanto detalhe para pensar na altura de organizar o vosso casamento de sonho, muitas vezes, esta pode-se tornar numa experiência algo angustiante. 

Neste artigo, queremos ajudar-lhe e iremos falar de alguns aspectos que deve ter em conta na hora de escolher a empresa que irá filmar o vosso evento de sonho.

Ao optar pela sua equipa de filmagem, é fundamental ser-se objectivo e claro nas intenções, pois quanto mais rápidas forem as reuniões, mais rapidamente os noivos se podem focar na organização das outras actividades, tais como a escolha do bolo, o local da boda, catering, fogo de artificio, etc.

Cara (o) leitora (leitor) se chegou até aqui, naturalmente compreenderá a enorme importância que é ter um vídeo do vosso casamento. Esta obra, irá proporcionar uma experiência inigualável de imagem e som, repleto de emoções que irão perdurar no tempo, para todo o sempre. 


No entanto, para que ambas as partes, noivos e a equipe de filmagem, possam estar em plena sintonia, deixamos neste artigo 10 dicas para melhorar a vossa experiência. 

  1. Ideias

No vídeo, a imaginação não tem limites e desta forma, caso os noivos tenham uma ideia inovadora para o seu vídeo, podem naturalmente expor as suas intenções à equipa de filmagem. Esta por sua vez irá analisar e concluir se a mesma é possível de realizar.  

Aconselhamos a que sejam claros e objectivos no que gostariam de ver registado no vosso evento. Muitas vezes existe aquele relógio especial que tem sido passado de geração em geração. Outras, são os sapatos da noiva que possuem uma história muito curiosa e cujos quais são muito importantes para o casal. Estes são apenas alguns exemplos.

Outras situações, implicam uma sessão a sós dos noivos, numa praia em que se conheceram ou numa lagoa, em que ele pediu a noiva em casamento. 

Sinta-se à vontade e partilhe a sua ideia. 

2. Exigir um contracto

Assinar um contracto, pode parecer à partida, algo muito sério e formal. Mas na verdade é muito importante na hora de adjudicar um serviço de vídeo. 

É comum passarem vários meses, até mais de 1 ano, entre o momento da adjudicação e o momento de entrega do vídeo final, onde muitas vezes caiem no esquecimento os detalhes previamente acordados.

Ao assinarem um contracto, os noivos ficam salvaguardados dos detalhes que foram combinados, tais como prazos, valores, momentos a registar. Deste modo, os noivos ficam mais tranquilos que a equipe de filmagem irá cumprir com todas as suas obrigações.

Duas Faixas De Casamento Douradas Na Página Do Livro. Autor: Caio. Fonte: Pexels


3. Devo ter os votos escritos?

Do ponto de vista de um videógrafo, digamos que sim, que é extremamente importante. 

O vídeo trata-se de uma produção que conta a vossa história, de como se apaixonaram e de como o casamento unifica esse vosso amor que nutrem um pelo outro. 

Fazerem uma leitura dos vossos votos irá aumentar a qualidade do vosso vídeo. 

Basta imaginarem como será ter imagens do casamento com as vossas vozes por trás? 

Não será uma óptima forma de contar uma história? 

4. Não tenha receio de mostrar as vossas expectactivas

Ao contactar com a equipa de videos, não tenham medo de expressar as vossas ideias e o estilo de vídeo que pretendem.

Caso tenham exemplos de vídeos que viram na internet, podem partilhar. No entanto há que ter a atenção que o vídeo nunca ficará igual, pois tudo será diferente: O local, os noivos, a ambiência, a luz e naturalmente quem filma e edita o vídeo.

Mas no entanto, partilhar estas ideias fará com que o videógrafo tenha uma melhor percepção daquilo que os noivos idealizam. 

5. Questione o nível de equipamento

Por vezes não é necessário “saber da matéria” para se questionar os profissionais de vídeo. Não sinta receio de perguntar pelo nível de equipamento, pois as boas equipas estão munidas de bom material para poderem obter grandes resultados.

A filmagem de um evento desta magnitude não é tarefa fácil e é por isso que cabe aos profissionais tornar este momento real.

Muitas vezes os locais a filmar têm pouca luz, tais como algumas igrejas ou até mesmo o copo de água que se perdura pela noite dentro. 

A falta de luz é o inimigo número 1 da fotografia e do vídeo, sendo crucial que a equipe de filmagem tenha equipamento premium para fazer face a estas adversidades e propocionar aos noivos, um vídeo com a melhor qualidade possível. 

Sinta-se à vontade e questione sobre tipo de câmaras, luz e também a captação de áudio que é igualmente importante. 

Espelho meu, espelho meu… Ponta Delgada, Açores

6.  Comprar barato muitas das vezes não significa ter bons resultados 

Como em qualquer actividade comercial, irá sempre existir uma empresa ou pessoa que fará um serviço mais barato.

Esta é uma verdade universal e não apresenta qualquer problema.

Tudo depende do nível de qualidade que o casal deseje para o seu grande vídeo. 

Eis uma situação real que decorreu durante uma reunião: Os noivos vieram de carro da marca Mercedes, mas decidiram questionar os preços da Black Lenses Project. 

Nós respondemos com uma pergunta: Porque é que o casal tinha optado por comprar um Mercedes e não um renault clio, um Fiat 600 ou um Smart? Todos estes são automóveis e todos estes são capazes de os fazer deslocar do ponto A ao ponto B. 

A questão que levantámos foi o motivo do casal por ter optado pelo Mercedes e o que o torna tão especial?

O mesmo se aplica à produção de vídeos de casamento. Tudo depende das prioridades e possibilidades dos casais. 

O importante a ter em conta é a qualidade do portfólio do cliente, nível de equipamento e mais do que isso tudo, o grau de simpatia e amabilidade da equipa de filmagem. 

Este último aspecto é igualmente importante. Pois durante o casamento, até poderá  existir a maior equipe, com três operadores de câmara, cheios de equipamento, mas se não souberem ser amáveis, discretos e profissionais, só irão aumentar ainda mais os níveis de stress da noiva e do noivo. 

Assim, esta nossa sexta dica, nunca poderia ser no sentido de apoiar a opção mais barata. Nem a mais cara. Mas sim, a opção que vos transmita uma maior confiança quer pelo portfólio, quer pelo equipamento e sobretudo pela capacidade de empatia.

7. Irá haver um segundo operador de câmara?

Ter um segundo câmara é extremamente importante, sobretudo por duas razões:

1) Pode aumentar significativamente a qualidade da vossa produção, com diferentes ângulos e diferentes “aproximações” e;

2) Constitui uma segurança em que nada irá falhar. Por outras palavras, por mais caro e profissional que seja um equipamento, este pode em alguma altura falhar. Seja por um premir de um botão, seja por um cartão de memória. São situações muito raras, mas que podem eventualmente acontecer. 

Ter um segundo câmara dará outra segurança. Pergunte à empresa de vídeo sobre essa possibilidade. 

Drone Autel Evo 2 Pro – Açores, Horta

8. Pergunte se usam Drones e se os pilotos são certificados.

Hoje em dia é praticamente imperativo ter drone. Com o avanço da tecnologia, mais e mais casais têm a possibilidade de ter imagens incríveis, da sua boda. É algo que verdadeiramente incentivamos. 

Não tenha receio e pergunte sobre o tipo de drone. Por exemplo um “Dji Mavic Mini 2” custa pouco menos de 500 €. Já um “Autel Evo 2” custa perto de 2000€. 

A diferença na qualidade é verdadeiramente substancial. Deste modo, não chega uma empresa afirmar que tem drone. É preciso saber a qualidade que consegue entregar aos seus clientes. 

Não obstante, também a Lei Nacional mudou e obriga que os profissionais de pilotagem de drones sejam certificados. Assim é também importante questionar a sua equipa de filmagem sobre este aspecto. 

9. Certifique-se que as músicas utilizadas têm direitos de autor

É perfeitamente natural que o casal idealize a música do vídeo do seu casamento, como sendo uma música conhecida e que passe nas rádios.

No entanto, essas músicas mais “comerciais” estão bloqueadas por fortes leis de proteção de autores e a sua licença pode custar verdadeiras fortunas. 

Deste modo, muitas empresas de vídeo, optam por comprar músicas alternativas, cujos os direitos de autor têm total liberdade de utilização. 

Certifique-se que a empresa de vídeo que irão contractar têm esses direitos comerciais de autor sobre as músicas. Caso contrário, quando quiserem publicar o vosso vídeo de casamento nas redes sociais ou Youtube, para partilhar com amigos e familiares, estas plataformas podem Bloquear o vosso conteúdo, por violação de direitos de autor. 

Bodas de Prata – Ponta Delgada, Açores

10. Quanto tempo demoram até criarem o nosso vídeo?

Esta pergunta é muito importante para vários casais. 

Algumas empresas no mercado só trabalham nos vídeos de casamento em regime de part time, o que quer dizer que a sua dedicação é limitada. Como consequência, os prazos de entrega dos trabalhos podem ser muito extensos, onde por vezes levam seis a sete meses, e em alguns casos até 1 ano. 

Assim, na hora de decidir, é importante questionar qual o prazo máximo de entrega. 

Edição de vídeo

11.  Dica extra – Após a entrega do trabalho, há a possibilidade de sugerir alterações?

Este pergunta é muito importante pois uma produção de vídeo é efectivamente uma obra de autor. Ou seja, existe um lado criativo de quem filma e edita, onde a equipe de vídeo tentará conjugar a visão dos noivos, o que aconteceu na realidade, com o sua interpretação artística.

No entanto, pode acontecer que os noivos não apreciem tanto um ou outro detalhe no vídeo final e sintam a necessidade de fazer alguma alteração.

Assim, o que sugerimos é que falem abertamente com o seu videógrafo e perguntem sobre esta hipótese. 

Algumas empresas estão abertas à possibilidade de alterar mediante um novo orçamento. Ao final de contas, não nos podemos esquecer que estamos a falar de horas de trabalho para alterar vários aspcetos de um vídeo. Tudo dependerá da complexidade das alterações, onde por vezes as mais simples, poderão nem ter qualquer custo adicional.

Por isso sejam abertos e perguntem sobre esta possibilidade. Poderá fazer toda a diferença no final. 

Conclusão

Deste modo concluimos este nosso artigo com 11 dicas para quando chegar a hora de escolher o vosso parceiro de vídeos de casamento, se sintam que fizeram a escolha mais acertada. 

Esperamos que vos tenha sido útil e ajudado com algumas questões.

Se desejar saber mais sobre nós, estamos nas redes sociais Facebook (https://www.facebook.com/blacklensesproject) e instagram (https://www.instagram.com/blacklensesproject/).

Igualmente temos outro artigo inteiramente dedicado a Casamentos nos Açores em: https://blacklensesproject.pt/2022/02/01/video-do-casamento-porque-e-que-e-tao-importante/

Para si, que está a ler, o nosso muito obrigado e caso se aplique, os nossos sinceros parabéns, pois irão viver uma experiência verdadeiramente memorável.  

Escrito por Hugo Ferreira Mendes – Black Lenses Project

Açores, Ponta Delgada, 8 de Fevereiro 2022.